Novidades

Você sabe os exames que detectam o câncer de ovário?

O câncer de ovário é uma doença que se desenvolve no tecido ovariano feminino. Infelizmente, muitas vezes não apresenta sintomas no estágio inicial, o que dificulta o diagnóstico precoce. Por isso, é importante estar atenta a fatores de risco e realizar exames de rotina para detecção precoce da doença.

Os principais fatores de risco para o câncer de ovário incluem idade avançada, histórico familiar da doença, terapia hormonal, endometriose, obesidade e não ter tido filhos. Se você se enquadra em algum desses grupos, é importante conversar com seu médico e considerar fazer exames de detecção precoce.

Os exames de rastreamento são utilizados para diagnosticar uma doença como o câncer, em pessoas assintomáticas. Talvez o melhor exemplo disso seja a mamografia, que muitas vezes pode diagnosticar o câncer de mama em estágio inicial, mesmo antes que um médico possa sentir o tumor.

Existem muitas pesquisas para desenvolver exames de rastreamento para câncer de ovário, mas sem sucesso até o momento. Os dois exames mais utilizados na pesquisa do câncer de ovário são o ultrassom transvaginal e o exame de sangue do marcador CA-125.

O ultrassom transvaginal pode diagnosticar uma massa no ovário, mas não pode realmente afirmar se é maligna ou benigna. Quando é usado para rastreamento, a maioria das massas diagnosticadas não é câncer.

O CA-125 é uma proteína no sangue. Em muitas mulheres com câncer de ovário, os níveis de CA-125 estão elevados. Esse exame pode ser útil como um marcador tumoral para orientar o tratamento, porque um nível elevado muitas vezes diminui se o tratamento está respondendo.

Melhores maneiras para o rastreamento do câncer de ovário estão sendo pesquisadas. Existem esperanças que as melhorias nos exames de rastreamento possibilitem uma menor taxa de mortalidade por câncer de ovário.

Em estudos com mulheres com risco médio para câncer de ovário, o uso do ultrassom transvaginal e o CA-125 para o rastreamento levou a realização de mais testes e, às vezes, a realização de mais cirurgias, mas não diminuiu a taxa de mortalidade devido ao câncer de ovário. Por essa razão, não se recomenda o uso rotineiro desses exames para o rastreamento do câncer de ovário em mulheres com risco médio para a doença.

Na hora de realizar seu exame, faça a sua solicitação online na Clínica Imago. Aqui, cuidaremos de você com carinho e responsabilidade. 💙

Precisa de ajuda?