As implicações e riscos do tabagismo na saúde são alarmantes, principalmente no que tange ao comprometimento do sistema respiratório. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem todos anos devido ao hábito de fumar, já que aos poucos a defesa do pulmão é reduzida, facilitando o desenvolvimento de infecções por vírus e bactérias, não só para as pessoas que fumam regularmente, mas também para quem aspira a fumaça, inalando as toxinas de forma passiva.
O uso recorrente do cigarro também pode provocar Doenças Crônicas Não Transmissíveis, tais como câncer, doenças pulmonares e também cardiovasculares. Estima-se que aproximadamente 50 diferentes tipos de doenças são desencadeadas pelo tabagismo, além de agravar qualquer outra que já esteja acometendo o paciente; no sistema pulmonar, as principais patologias a serem desenvolvidas em fumantes são:
– Asma: causa inflamação nas vias áreas, resultando no estreitamento dos bronquíolos e dificuldade para respirar;
– Enfisema pulmonar: deterioração dos alvéolos, causando dificuldade na passagem de ar e oxigenação do sangue;
– Bronquite crônica: processo inflamatório dos brônquios, levando ao estreitamento das paredes, devido ao acúmulo de secreção;
– Doença pulmonar crônica obstrutiva: neste caso, a obstrução das vias ocorre de maneira progressiva, comprometendo pouco a pouco a respiração do paciente.
A fumaça do cigarro é na verdade uma agressão térmica que causa danos à toda a estrutura celular do sistema respiratório, para compensar tais danos, o corpo passa a produzir muco, a fim de tentar proteger as vias, entretanto, isso acaba facilitando inflamações na região, provocando diversos tipos de enfermidade.
Quando o estado de bem-estar do corpo já está avançadamente comprometido, o tratamento para tais doenças inclui a redução/eliminação do consumo das toxinas presentes no cigarro, o mais grave é que ainda sim, muitas delas não têm cura definitiva, fazendo com que o indivíduo tenha de conviver com as sequelas do vício. Poucos sabem, mas o tabagismo já é considerado uma doença crônica e, portanto, necessita de uma equipe multidisciplinar para ministrar o tratamento (incluindo a atuação de médicos pneumologistas, otorrinolaringologistas e até mesmo psicólogos).
Para prevenir e preservar a sua saúde, pare de fumar! Também recomenda-se manter distância de fumantes, pois a fumaça costuma ser mais letal. Eliminar hábitos nocivos à sua saúde é a melhor maneira de viver com qualidade e bem-estar.
Para mais informações sobre como cuidar melhor da sua saúde, siga-nos no Instagram.
imago, cuidado que vai além da imagem. 💙