Novidades

Tireoide – Hipertireoidismo e hipotireoidismo

glândula da tireoide é responsável por regular algumas funções do corpo humano, como o coração, cérebro, fígado e rins.  Ela tem formato similar a de uma borboleta e fica localizada na parte anterior ao pescoço. Quando esta glândula não funciona conforme o esperado, liberando muito ou pouco hormônio, ela pode causar hipertireoidismo ou hipotireoidismo, respectivamente.

No hipertireoidismo,quando não tratado, pode gerar alguns problemas na saúde do paciente, como batimentos cardíacos acelerados, insuficiência cardíaca, osteoporose, fraqueza muscular, irregularidade menstrual, entre outros.

A glândula da tireoide é responsável pela produção dos T3 e T4, ambas reguladas pelo hormônio TSH. Quando os níveis de T3 e T4 estão em baixa no sangue, o TSH age de forma ininterrupta. O hipotireoidismo acontece quando os níveis dos T3 e T4 estão baixos, provocando  perda de peso, cabelos e unhas quebradiços, além do raciocínio lento.

A ultrassonografia é uma importante aliada no diagnóstico de doenças na tireoide. Com o avançar da tecnologia, este equipamento possibilita a visualização de alterações na glândula ainda na sua forma precoce.

A ultrassonografia da glândula da  tireoide tem várias indicações, entre elas estão a análise dos nódulos encontrados por palpação no pescoço, verificação de causa de dores na região, topografia da tireoide após procedimento cirúrgico, além da análise de características e padrão de vascularização de nódulos através do Doppler.

 

Fontes:

Endocrino | Endocrino | Minha Vida

Precisa de ajuda?