Novidades

Por que segurar a urina é prejudicial a saúde?

Segurar a urina por muito tempo é prejudicial porque o xixi é uma das formas do organismo eliminar substâncias nocivas para o corpo, como, por exemplo, microrganismos, evitando a ocorrência de infecções. O aparecimento de pedra nos rins se dá não apenas pelo hábito de não ingerir água, mas também pelo de segurar o xixi. Isso ocorre, pois, essa atitude acumula elementos que deveriam ser eliminados pela urina, os quais se sedimentam e permanecem no sistema urinário.

O fato de segurar o xixi por muito tempo pode favorecer a ocorrência de algumas doenças, como: 

  • Infecções urinárias, pois as bactérias e fungos que estão em excesso permanecem no sistema urinário, podendo proliferar e resultar em infecção. Além disso, quando a urina é acumulada por muito tempo, a bexiga não consegue relaxar completamente durante a micção, podendo ficar ainda um pouco de urina na bexiga, o que também favorece infeções. As mulheres normalmente possuem infecções mais facilmente que os homens devido ao tamanho da uretra, que é mais curta, facilitando a proliferação de microrganismos;
  • Incontinência urinária, já que à medida que a urina é acumulada ao longo do tempo, a bexiga pode perder sua capacidade elástica, o que pode favorecer a incontinência urinária, por exemplo;
  • Formação de pedra nos rins, que pode acontecer não só ao fato de não beber água, mas também ao fato da urina ser acumulada, o que pode fazer com que os elementos que seriam eliminados na urina sedimentem e permaneçam no sistema urinário, causando dores bastante incômodas e que, em alguns casos, pode ser necessária a remoção cirúrgica das pedras.

Como evitar doenças no trato urinário

Algumas medidas diárias podem servir como prevenção para o aparecimento de doenças no trato urinário e garantir qualidade de vida. São elas:

  • Beber água: hidrate seu corpo bebendo de 1,5 a 2 litros de água por dia.
  • Não reter urina: deixe para trás o hábito de segurar o xixi e troque por idas frequentes ao banheiro – aproximadamente sete vezes ao dia, a cada 4 horas ou sempre que sentir vontade.
  • Consultar um especialista: é de extrema importância ir regularmente ao médico para realizar exames e investigar anormalidades no organismo.
  • Praticar atividade física: fazer exercícios físicos é fundamental para o fortalecimento da musculatura pélvica, que tende a ficar flácida e ineficiente com o envelhecimento, durante a gravidez e após o parto, o que  favorece a incontinência urinária.
  • Comer bem: por meio da alimentação saudável se aumenta a imunidade e se reduz a chance de infecções.
Precisa de ajuda?