O autismo não tem um rosto único. Cada pessoa dentro do espectro é diferente e possui suas próprias formas de se comunicar, interagir e perceber o mundo. Algumas falam pouco ou não falam, outras expressam suas emoções de maneira singular, e muitas possuem talentos extraordinários. Infelizmente, muitas barreiras ainda existem. O diagnóstico pode ser tardio em meninas e mulheres, justamente devido as formas de manifestação do espectro que são diferentes em homens, principalmente no aspecto social. O acesso ao tratamento e ao suporte adequado também pode ser um desafio, prejudicando o desenvolvimento e a qualidade de vida de muitas pessoas autistas.
Por isso, a informação é essencial. Quando conhecemos mais sobre o autismo, aprendemos a enxergar além dos rótulos e criamos um mundo onde a diversidade é valorizada. Pequenos gestos, como buscar e compartilhar informação… respeitar o espaço de uma pessoa autista, evitar julgamentos precipitados e incentivar ambientes mais acessíveis, fazem toda a diferença.
Neste 02 de abril, lembremos que cada pessoa tem sua forma única de existir no mundo e juntos, podemos construir uma sociedade mais acolhedora e justa para todos.
Imago, cuidado que vai além da imagem. 💙