O Câncer de Mama ocupa a posição mais alta em taxa de mortalidade entre mulheres no país, chegando ao número alarmante de 100 mil pacientes; estima-se que a maior incidência de óbitos ocorre nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Em nível mundial, a doença atinge cerca de 2,3 milhões de mulheres , o que representa em torno de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas.
Os fatores de risco são plurais em se tratando do Câncer de Mama. Vários contribuintes estão associados à doença, como por exemplo: o envelhecimento, a vida reprodutiva da mulher, o histórico familiar, o consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, etc. A partir dos 35 anos, já é indicado que as mulheres comecem a manter cuidados regulares, visitando sempre o médico e realizando o autoexame todos os dias.
Por isso, o Outubro Rosa tem um papel fundamental no combate e conscientização das mulheres a respeito da doença e de realizar o acompanhamento regularmente, a fim de facilitar o diagnóstico precoce. Dessa forma, as chances de cura aumentam de maneira expressiva, chegando a 95%. Quanto mais cedo o câncer for detectados, mais amplas são as formas de tratamento, bem como sua eficácia.
Faça sua parte! Realize seus exames e mantenha-se no caminho certo para manter a sua saúde e qualidade de vida. Ame-se, cuide-se, previna-se!
Imago: Juntas pelo Diagnóstico Precoce.💗