É de extrema importância que a mulher conheça e verifique a aparência de seus seios com uma certa frequência, para que ela perceba quando houver algo diferente do normal.
Alguns sinais de alteração nas mamas são visíveis e indicativos de que é necessário procurar um médico e fazer os exames indicados, que podem diagnosticar a presença de um nódulo.
O autoexame:
De frente para um espelho, observe se existe algum desses sinais na aparência das mamas. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.
Ainda em pé ou preferencialmente deitada, coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
– Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
– Alterações no bico do peito (mamilo);
– Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
– Saída espontânea de líquido dos mamilos;
ATENÇÃO: Se você notar algo incomum, procure um ginecologista ou mastologista. O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina e o exame que deve ser realizado pelo médico periodicamente.
Fonte:
https://www.ibcc.org.br/autoexame/mama.asp
https://www.gineco.com.br/saude-feminina/exames-de-rotina/autoexame-das-mamas/