Novembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o segundo tumor mais comum nos homens. A campanha Novembro Azul foi criada para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da próstata, e para alertar os homens que o cuidado com a saúde deve ser o ano todo.
Sinais e sintomas do câncer de próstata:
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
- dificuldade e demora ao urinar;
- Dor óssea e ao urinar;
- sangue na urina;
- diminuição do jato de urina;
- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite.
Você sabia?
- O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta as chances de cura;
- Os exames de rotina devem começar a ser feitos a partir dos 50 anos;
- Homens com caso da doença na família (pai, irmão ou tio), devem começar o rastreio aos 40 anos;
- Homens negros têm maior incidência neste tipo de câncer;
- A obesidade é um fator de risco para o câncer de próstata.
Como ocorre o diagnóstico?
Para investigar os sinais e sintomas do câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos estes exames:
- Exame de toque retal:o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
- Exame de PSA:é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
- Ultrassonografia da próstata: indicada para visualizar a próstata em caso de valores altos de PSA ou alteração no toque retal. Também é utilizada durante a biópsia para guiar o procedimento.
- Biópsia da próstata: são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.
Na Imago você pode realizar os exames de ultrassonografia da próstata e biópsia da próstata para um resultado mais preciso. Faça seu agendamento através dos números (83) 3063-9001 ou (83) 98753-4109 (WhatsApp)