A campanha Novembro Azul é realizada por diversas entidades e dirigida, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e obteve ampla divulgação. Tem como objetivo quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
Em vários países, a campanha neste mês é conhecida como Movember, que mistura “mo” (de moustache, bigode em português) com November (em português, novembro). Neste período, existe o incentivo para que os homens cultivem bigodes e participem de reuniões e eventos onde são debatidos, além do câncer de próstata, outros aspectos como depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
Estudo realizado em 2015 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultou um urologista.
A Imago se junta à campanha para mostrar que, sim, a saúde deles também deve ser uma prioridade.
Fontes:
https://portaldaurologia.org.br/campanhas-publico/novembro-azul-2015/
https://blogs.psychcentral.com/humor/2010/11/change-the-face-of-mens-health-by-growing-a-moustache-prostate-cancer-and-depression/
https://www.brasil.gov.br/saude/2012/11/novembro-azul-conscientiza-homens-para-prevencao-do-cancer-de-prostata