A tireoide é uma glândula de 25 gramas que fica localizada no pescoço, entre a laringe e a faringe. Ela é responsável por produzir os hormônios tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3), esses dois hormônios atuam em uma série de mecanismos metabólicos do nosso corpo.
Por possuir diferentes funções no organismo, quando algo está fora do normal no metabolismo é muito comum culpar algum desequilíbrio na tireoide. Mas será que todos os sintomas que costumamos associar à tireoide realmente tem relação com a glândula?
Separamos algumas perguntas frequentes acerca da tireoide para você saber se elas são mito ou verdade:
Distúrbios da tireoide podem causar alterações no peso
VERDADE
Uma das funções da tireoide é controlar a maneira como o nosso corpo usa e armazena energia. Os hormônios tireoidianos também influenciam no metabolismo, e a taxa metabólica basal pode diminuir ou aumentar na maioria dos pacientes com hipotireoidismo e hipertireoidismo, devido à baixa ou alta nos hormônios.
Com isso, a intensidade como se queima a energia é modificada. Por exemplo, o metabolismo de uma pessoa com hipotireoidismo fica mais lento, logo, mesmo realizando atividade física e dieta, o organismo perde menos energia do que o esperado. Da mesma forma, uma pessoa com hipertireoidismo, pode apresentar perda de peso devido a aceleração metabólica.
Porém a obesidade está associada ao diagnóstico de hipotireoidismo em menos de 5% dos casos. Contudo, quando se começa a tratar o hipotireoidismo, pode ocorrer diminuição do peso, que é modesta e primariamente mais por perda de líquidos do que de gordura.
É necessário fazer o exame de ultrassom da tireoide constantemente
MITO
Apenas pessoas que apresentam nódulo na tireoide precisam realizar ultrassonografias periodicamente. Antes de fazer o ultrassom, o mais indicado é realizar o exame TSH, um exame de sangue que tem o objetivo de verificar se há problemas de tireoide, e pode ser feito juntamente com os testes para medir T3 e T4.
Se um nódulo for detectado, será necessária a realização de uma biópsia para saber se é benigno ou maligno.
Algumas pessoas têm mais predisposição a ter problemas de tireoide
VERDADE
Os distúrbios de tireoide podem acometer pessoas de diferentes idades. Mas existem alguns grupos que apresentam uma predisposição para a condição de saúde. Pessoas com histórico de familiares com distúrbios de tireoide podem desenvolver o quadro ao longo da vida. Mulheres gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e vitiligo, também podem desenvolver problemas na glândula.
Todo nódulo na tireoide é maligno
MITO
Nem todo nódulo de tireoide é maligno. Esses nódulos podem ter causas diversas. Podem ocorrer simplesmente por alterações da própria glândula, como há também a possibilidade de serem tumores malignos ou benignos.
O mais importante é procurar um médico e fazer os exames necessários para saber a causa e o tratamento correto. Vale lembrar que nódulos não cancerígenos não são potencialmente fatais e muitos não exigem tratamento.
Neste mês, onde trabalhamos a campanha Julho Verde, o cuidado com a sua saúde é fundamental para focar na prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Cabeça e Pescoço.
Fonte:
https://www.minhavida.com.br/saude/materias/31317-6-mitos-e-verdades-sobre-a-tireoide