Pesquisas apontam que cerca de 14 entre mil habitantes são doadores de sangue do Brasil, o que representa 1,4% da população, um número baixo se comparado a alta demanda de pessoas que necessitam diariamente de transfusões em todo o país. Pensando nisso, durante o presente mês é realizada a campanha Junho Vermelho, uma iniciativa do Ministério da Saúde, que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue e também, incentivá-las a realizar este ato de empatia e amor ao próximo de maneira regular. Afinal, quanto mais pessoas contribuírem, maior será o estoque disponível nos bancos de sangue, com grande variedade de tipos sanguíneos, tornando o grupo de beneficiários mais abrangente.
Esta questão da tipagem sanguínea afeta ainda mais, tendo em vista que há alguns muito raros, como os do tipo B e AB. Não existe qualquer substituto para o sangue o humano, por isso a sua escassez prejudica seriamente o atendimento médico e coloca em risco a vida de inúmeros pacientes. Uma única bolsa de sangue é capaz de beneficiar múltiplas pessoas, pois seu conteúdo pode ser fracionado conforme os seus componentes. O ato de doar sangue é simples e seguro, o Ministério da Saúde ressalta que todos os protocolos de prevenção e segurança são realizados com rigor nos hemocentros de todo o Brasil, garantindo a confiança na procedência do material coletado e distribuído aos respectivos receptores.
Para participar desta ação de solidariedade, atente-se aos seguintes requisitos:
– Incluir-se na faixa etária entre 16 a 69 anos (menores de 18 devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis, juntamente com sua respectiva cópia do RG, já para os idosos acima de 60 anos o requisito é já ter doado ao menos uma vez antes de atingir sua idade atual);
– Pesar a partir de 50 quilos;
– Não fumar ou ter consumir bebidas alcóolicas nas 12h que precedem a doação;
– Dormir bem na noite anterior a doação.
Caso você não atenda a um ou mais destas condições, participe da campanha incentivando aos seus familiares e pessoas mais próximas a comparecer ao hemocentro e doar sangue. Lembre-se: doar sangue é compartilhar o amor à vida!
Imago, cuidado que vai além da imagem.