Novidades

#JaneiroBranco – Mês da saúde mental

Janeiro é o mês de conscientização da saúde mental, um assunto que precisa ser abordado abertamente para que todos saibam da importância de cuidar, não apenas do corpo, mas também, da mente.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) fala que estar saudável vai além do que a simples ausência de doença: é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e, dessa forma, merece atenção.  Por isso, entender a importância da estabilidade mental e sua intensa relação com o bem-estar é fundamental. Sua saúde mental importa. 

Pare e olhe para você!

Como você está? Como está sua saúde mental?

Já parou para pensar no assunto? Alguma vez refletiu se os seus pensamentos, ideias e sentimentos estão em harmonia? Sabe a diferença entre saúde mental e doença ou transtorno mental?

Em geral, os termos causam confusão. Mas basta lê-los com cuidado, pois são autoexplicativos. O primeiro refere-se à saúde e, os outros, à ausência dela. Não existe, porém, uma definição oficial para o conceito de saúde mental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções. Diariamente, vivenciamos uma série de emoções, boas ou ruins, mas que fazem parte da vida: alegria, felicidade, medo, raiva, tristeza, frustração, satisfação, entre outras.

Como lidamos com essas emoções é o que determina como está a qualidade da nossa saúde mental.

Uma grande fonte de sofrimento atualmente é o trabalho.

Dedicamos grande parte do tempo de nossas vidas ao nosso emprego e nem sempre isso é prazeroso ou satisfatório. A alta taxa de desemprego no País, a baixa remuneração, más condições de trabalho, falta de planejamento profissional, entre tantos outros, são questões que levam ao aumento significativo de diversos transtornos.

 

Não feche os olhos. Não buscar ajuda contribui para o agravamento do estado emocional, o que pode levar a pensamentos suicidas.

 

Fonte: www.einstein.br

 

Precisa de ajuda?