Novidades

Já pensou em mudar seus hábitos? Evite o câncer de pulmão!

O câncer de pulmão é um dos tumores com a maior taxa de mortalidade e, no Brasil, principal causa de óbito pela doença entre homens e a segunda entre as mulheres.

O tabagismo é responsável por 90% das ocorrências. O cigarro é a causa de 9 em cada 10 casos de câncer de pulmão em homens e cerca de 8 em cada 10 casos em mulheres. Muitos pacientes apresentam outras doenças relacionadas ao tabagismo, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou enfisema, e a cardiopatia coronariana.

O Agosto Branco visa contribuir para a conscientização quanto à importância da saúde dos pulmões e à prevenção desse tipo de câncer, uma doença silenciosa e que pode ser fatal.

O câncer de pulmão é normalmente diagnosticado em estágios avançados, já que os sintomas iniciais da doença não são muito claros. No Brasil, esse câncer é o 2º mais incidente nos homens e o 4º mais incidente nas mulheres.

Em quase 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. O cigarro contém mais de 7 mil substâncias químicas diferentes, das quais mais de 70 são cancerígenas.

As pessoas que fumam cerca de um maço por dia desenvolvem cerca de 150 mutações genéticas adicionais a cada ano em seus pulmões, e é por isso que os fumantes possuem um risco maior de desenvolver câncer de pulmão.

Os trabalhadores rurais, da construção civil, da mineração, das indústrias (de metais pesados, borracha, papel, vidro), mecânicos, eletricistas, pintores, soldadores, entre outros, também podem apresentar um risco maior para o desenvolvimento deste câncer.

Diagnóstico precoce

Apenas 16% dos casos de câncer de pulmão são diagnosticados nas fases iniciais. Entre os sintomas mais comuns estão:

– Tosse (muitas vezes com sangue);

– Dor no peito;

– Chiado no peito;

– Rouquidão;

– Piora da falta de ar;

– Perda de peso sem causa aparente.

O diagnóstico pode ser feito por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, como o Raio X de Tórax.

Tratamento

O tratamento depende da extensão e características moleculares da doença, podendo ser tratado com cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia-alvo.

Uma das novidades nos últimos anos é o tratamento com imunoterapia, medicamentos que, em vez de atacar diretamente o câncer, ajudam as defesas do corpo a detectar e combater a doença.

Mude seus hábitos, previna-se e faça o diagnóstico precoce. Aqui, na Imago, realizamos o seu exame com conforto e segurança. 💙

Precisa de ajuda?