A mamografia digital é um tipo de radiografia realizada em um aparelho chamado mamógrafo, que utiliza baixas doses de radiação para avaliar as mamas. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou palpá-las. De acordo com o FDA, órgão americano de vigilância sanitária, a mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável. A mamografia é, ainda, o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama. Quanto mais precoce a remoção do tumor na fase inicial, mais eficiente é a estratégia na redução da taxa de mortalidade das pacientes e melhor qualidade de vida.
PREPARO
- Não use desodorante, talco ou loção sob seus braços ou em seus seios no dia do exame. Isso pode prejudicar a análise da mamografia.
- Levar as mamografias anteriores e, se houver, ultrassonografias mamárias anteriores, assim como possíveis resultados de biópsias ou punções que tenham sido realizadas.
Algumas recomendações:
- Não agendar sua mamografia para a semana anterior ao seu período menstrual se seus seios geralmente ficam dolorosos durante este tempo. A melhor época para uma mamografia é uma semana após o seu período.
- Sempre informe o seu médico ou tecnólogo se houver uma possibilidade de estar grávida.