Novidades

Para que serve o exame de histerossalpingografia?

A Histerossalpingografia é um exame ginecológico realizado com o objetivo de avaliar o útero e as trompas uterinas para identificar qualquer tipo de alteração. Esse exame também pode ser realizado com o objetivo de investigar causas de infertilidade, bem como a presença de alguns problemas ginecológicos, como malformações, miomas ou tubas obstruídas, por exemplo. O objetivo do exame é avaliar o formato do útero e se as tubas estão obstruídas, dilatadas ou com o trajeto alterado, critérios que favorecem a infertilidade. Também pode ser requisitada por um médico ginecologista para investigar a causa de repetidos abortos espontâneos, que podem resultar de anormalidades congênitas ou adquiridas no útero. 

Como se preparar para o exame:

Normalmente o exame é realizado antes da ovulação, cerca de 1 semana após o início do ciclo menstrual, para garantir que a mulher não está grávida, uma vez que esse exame é contraindicado em casos de gravidez. Além disso, outros cuidados de preparo incluem:

  • Tomar o laxante prescrito pelo médico na noite anterior ao exame, para evitar que as fezes o os gases impeçam a visualização das estruturas ginecológicas;
  • Tomar o analgésico ou antiespasmódico, receitado pelo médico, cerca de 15 minutos antes do exame, já que o exame pode ser um pouco desconfortável;
  • Informar o ginecologista se existir a possibilidade de estar grávida;
  • Informar o médico caso exista uma doença inflamatória pélvica ou doença sexualmente transmissível, como clamídia ou gonorreia.
A histerossalpingografia na gravidez não deve ser feita, pois o contraste injetado no útero e o raio X podem provocar malformações no feto.

Cuidados pós exame:

Após o exame, a paciente pode sentir cólicas abdominais. Para reduzir sintomas incômodos, o médico pode receitar anti-inflamatórios ou analgésicos, como dipirona, escopolamina, paracetamol, entre outros. Cãibras e secreções ou leve sangramento vaginal também podem aparecer como sintomas pós-exame. É indicado evitar o absorvente interno nessa situação. Algumas mulheres também experimentam tonturas e náuseas após a realização do HSG. Geralmente, é possível a mulher retornar às atividades cotidianas sem maiores complicações, pois os efeitos colaterais são normais e eventualmente desaparecerão. As indicações variam de acordo com o médico, mas alguns podem indicar que a paciente evite relações sexuais durante alguns dias.

A paciente não precisa ter preocupações quanto ao contraste injetado, pois nenhum resíduo permanece no organismo após a realização do exame. Ela deve somente informar o médico se tiver sintomas de alergia ou de infecção, como:

  • Febre;
  • Dor e cólicas intensas;
  • Desmaio;
  • Sangramento vaginal em grande quantidade;
  • Vômito.

A histerossalpingografia é um procedimento curto capaz de fornecer informações valiosas que ajudam a diagnosticar uma variedade de anormalidades causadoras da infertilidade. Por conta do receio em sentir dor, o exame sempre trouxe medo para maioria das mulheres que pensam em fazê-lo. Pensando nisso, a Imago oferece o exame com sedação para a melhor comodidade na hora da sua realização.

Precisa de ajuda?