Novidades

Cuidados com a saúde no final do ano

Com a chegada das festas de fim de ano e do verão, é necessário estar ainda mais atento. O final de ano é marcado pelas festas referentes às datas comemorativas de Natal e de Ano Novo e, ainda, pelo verão.

No Brasil, a combinação desses dois fatores faz com que a população tenha que ter uma atenção especial voltada aos cuidados com a saúde, uma vez que o período é propício para o desenvolvimento de alguns problemas e de algumas doenças.

A boa notícia é que é possível terminar um ano e começar o outro “com o pé direito” ao seguir medidas simples, que são efetivas para evitar uma série de condições que podem comprometer sua saúde.

No Brasil, o verão tem início em dezembro e segue até o mês de fevereiro. Ou seja, podemos afirmar, com certeza, que a probabilidade de você passar um Natal e um Ano Novo bastante quente é alta.

Um dos principais cuidados com a saúde quando pensamos no verão se refere à exposição à luz solar – que pode trazer riscos quando as medidas de prevenção não são tomadas.

E, na verdade, não há segredo para se proteger dos efeitos nocivos da luz solar, já que os principais cuidados que você precisa focar são:

● Evitar a exposição à luz do Sol no período das 10h às 16h;

● Usar filtro solar com proteção contra a radiação UVA e UVB e com fator acima de 30 FPS;

● Usar, quando necessário, chapéus ou bonés para proteger o couro cabeludo.

Um dos principais problemas relacionados à exposição incorreta à luz do Sol é o câncer de pele, que não se mostra como um problema imediato. Isso significa que a doença será uma consequência a longo prazo.

Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas traz diversos efeitos negativos para a saúde, como a desidratação, o aumento da retenção de líquidos e, ainda, o aumento das chances de ocorrência de câimbras que, além de dolorosas, podem causar acidentes, especialmente em piscinas e mares.

Além dos problemas citados, o álcool, quando ingerido sem moderação, traz prejuízos para a saúde cardiovascular. Por estar relacionada à retenção de líquidos, a bebida alcoólica favorece o inchaço, o que está diretamente ligado à pressão das veias do corpo. Uma vez que a pressão é impactada e sofre um aumento, é possível afirmar que o consumo exagerado de álcool pode contribuir para o aparecimento de condições cardiovasculares graves, como a trombose.

Outro ponto importante que devemos citar é o impacto das bebidas alcoólicas no metabolismo. O fígado, além de ser o responsável por processar e digerir o álcool ingerido, é o órgão que realiza a digestão de gorduras.

Como o álcool precisa do fígado para ser processado, é possível que a digestão de gordura fique prejudicada, o que contribui não somente com o ganho de peso, mas também com o aumento das dificuldades para aqueles que desejam emagrecer.

Prefira alimentos leves e saudáveis

Para manter uma boa alimentação durante todo o período do verão, aqui vai uma lista de cuidados:

● Consuma frutas, verduras e legumes em abundância, uma vez que esses alimentos são ricos em vitaminas, fibras e minerais;

● Prefira carnes magras ao invés de carnes gordurosas. Além disso, procure consumir mais carne branca, como carne de frango e carne de porco, além de peixe;

● Para a sobremesa, a indicação é consumir frutas cítricas, que, além de trazerem a sensação refrescante, são saudáveis. Além das frutas in natura, também é possível consumir produtos derivados delas, tais como sorvetes, gelatinas e saladas;

● Fique atento ao consumo de bebidas alcoólicas, que possuem efeito diurético – que, por sua vez, prejudica a hidratação, fator essencial para garantir a saúde durante períodos quentes.

Mantenha-se hidratado durante todo o dia.

Conforme pontuamos no tópico acima, a hidratação é um fator fundamental para garantir a saúde durante o verão, uma vez que o corpo humano precisa de mais líquido para se manter saudável em temperaturas maiores.

Isso ocorre, principalmente, porque um clima quente faz com que as pessoas transpirem mais. Esse cenário leva a uma perda rápida de líquidos, que, por sua vez, precisam ser repostos por meio da ingestão oral.

Evite roupas apertadas e de tecidos “pesados”

O calor intenso marca as festas de fim de ano no Brasil. Por isso, você também precisa ter um cuidado especial ao escolher suas roupas para o dia a dia.

Peças com tecidos “pesados” e de cores escuras devem ser evitadas nesse período, especialmente por favorecerem a retenção de calor, o que ocasiona mais transpiração, que, conforme mencionado acima, contribui para a perda de líquidos, que leva à desidratação.

Dessa forma, a principal indicação para dias quentes é preferir o uso de roupas claras e de tecidos leves. Sempre avalie os locais que frequenta e, caso seja possível, prefira peças como saias, vestidos, shorts, bermudas e camisetas.

Fique atento à qualidade do sono

Você pode não saber, mas a qualidade e a quantidade do sono é fundamental para os seres humanos. Quando dormimos pouco ou quando nosso sono é prejudicado por algum fator, estamos suscetíveis ao surgimento de uma série de problemas de saúde, tais como:

● Queda na imunidade;

● Diabetes;

● Obesidade;

● Doenças cardiovasculares;

● Alterações no humor;

● Desatenção;

● Dificuldade de concentração;

● Doenças gastrointestinais.

Além disso, separamos outras dicas que podem te ajudar a dormir mais e melhor durante o final do ano:

● Evite o consumo de bebidas com cafeína à noite;

● Evite dormir durante a manhã ou durante a tarde;

● Evite ou diminua o consumo de bebidas alcoólicas;

● Faça exercícios físicos pela manhã, logo após acordar;

● Crie rotinas de sono, com horários bem definidos.

Ao seguir essas dicas, você terá mais chances  garantir mais saúde não somente em seu final de ano, mas em todos os outros dias! 💙

Precisa de ajuda?