Novidades

Core Biopsy de Mama: Já ouviu falar?

A Core Biopsy da Mama (biópsia da mama) é um importante exame de pesquisa do câncer de mama. Ele analisa lesões nas mamas, removendo uma amostra de tecido mamário suspeito para remessa e análise mais aprofundada por um laboratório especializado que afirma haver ou não malignidade.

A Core Biopsy da Mama é uma biópsia da mama feita a partir de amostras retiradas com agulha grossa, por isso, este exame é também conhecido como Biópsia de Mama por Agulha Grossa.

Ele consiste na retirada de diversos fragmentos de tecido da lesão suspeita, por meio de uma agulha um pouco mais grossa que a da Punção Aspirativa de Mama por Agulha Fina – PAAF, acoplada a um instrumento assemelhado a uma pequena pistola.

O posicionamento da agulha de biópsia da mama é normalmente guiado por exame de ultrassonografia mamária ou mamografia digital.

O procedimento é realizado com anestesia local e, geralmente, a paciente é liberada logo após a coleta, saindo apenas com um pequeno curativo.

Para que serve?

A função da Core Biopsy é identificar, com precisão, qualquer problema mesmo em fase inicial de desenvolvimento, o que aumenta consideravelmente a chance de sucesso no tratamento.

Podem ser identificados ou avaliados:

Fibroadenoma

Tumor phyllodes

Lesões papilares intraductais (papilomas, papilomas com atipias)

Calcificações benignas e malignas

Carcinoma ductal in situ

Carcinoma ductal invasivo

Carcinoma lobular um situ

Carcinoma lobular invasivo

Câncer de mama

Para realizar a biópsia de mama é utilizada anestesia local, porém é possível sentir a pressão sobre o peito que pode causar algum incômodo em algumas mulheres.

Qual o preparo?

Suspender, 7 dias antes do exame, qualquer medicamento anticoagulante, como: ácido acetil salicílico (aspirina, AAS, Melhoral, Buferin, etc), Ticlodipina (Ticlid), Clopidogrel (Plavix), ginko-biloba. Essa suspensão deve ser supervisionada pelo seu médico, que deve ser informado sobre a realização do procedimento.

Trazer exames de mama anteriores (ultrassonografia, mamografia e ressonância magnética).

Informe se é alérgico à xilocaína ou lidocaína, anestésico local utilizado no procedimento.

Pacientes com problemas cardíacos devem apresentar parecer de cardiologista no dia do exame (não é risco cirúrgico) liberando o paciente para realizar o procedimento.

Após o exame, recomenda-se:

– Não dirigir logo após o procedimento, pois pode-se sentir desconforto.

– Fazer compressa de gelo nas primeiras 6 horas logo após o exame.

– Repouso relativo nas primeiras 24 horas após o procedimento, para evitar sangramentos. Pode ser necessário afastamento de suas atividades laborais.

– Evitar atividade mais intensa com o braço do mesmo lado da mama que foi feita a biópsia.

– Tomar Dipirona, em caso de dor, de 8 em 8 horas.

– Observar se há endurecimento, sensibilidade, dor, vermelhidão ou calor excessivos no local da biópsia. Contate a clínica se isso ocorrer.

– Orientações completas serão dadas pela equipe após o procedimento.

– O exame recolhe o material, mas não inclui sua análise.

– Após a realização do exame, o material coletado é colocado em frasco(s), sendo responsabilidade do paciente o encaminhamento para análise por um laboratório de patologia.

Agende seu exame com a Imago. Temos uma equipe qualificada e atendimento humanizado ao seu dispor!

Precisa de ajuda?