A endometriose é uma condição crônica, bastante incômoda para várias mulheres, causando cólica intensa e outras dores. É um quadro caracterizado pela presença de células do endométrio fora do útero. Tais células podem aparecer em diferentes regiões, como ovários, tubas uterinas, intestino e bexiga.
Essa condição pode levar à formação de aderências (tecidos cicatriciais) e de cistos.
Quais os sintomas da endometriose?
Nem sempre a endometriose gera sintomas. Porém, há muitos casos em que os sintomas estão presentes. A principal manifestação da endometriose é a cólica menstrual forte. Além disso, pode haver dores pélvicas (mesmo fora do período menstrual) e dor durante relações sexuais.
Dependendo da localização da endometriose, outros sintomas também podem surgir. Por exemplo, a endometriose na bexiga pode resultar em ardor para urinar, enquanto a endometriose intestinal está associada à dificuldade para evacuar.
Qual exame de imagem detecta endometriose?
Geralmente, os mais utilizados para o diagnóstico são: ressonância magnética de pelve e ultrassom transvaginal e abdominal com preparo intestinal.
Ressonância magnética pelve
A ressonância magnética de pelve fornece imagens pélvicas detalhadas. Dessa forma, é possível identificar onde estão os focos de endometriose, ou seja, quais regiões do organismo a doença está atingindo.
Ultrassom transvaginal com preparo intestinal
O ultrassom transvaginal com preparo intestinal é uma ultrassonografia comum, mas destinada especificamente a avaliar a presença ou não da endometriose.
Ultrassom abdominal
No ultrassom abdominal procuramos focos no intestino grosso e delgado (se existe foco neste último temos uma maior chance de obstrução), procuramos no apêndice e também observamos se ocorrem aderências associadas. Além disso, avaliamos também se os rins têm dificuldade de esvaziamento.
Pode acontecer do ureter que é um tubo que leva a urina do rim até a bexiga, está obstruído por foco de endometriose. Isso geralmente ocorre porque a endometriose pode acometer as laterais da pelve e ela pode englobar principalmente a parte final do ureter desacelerando o esvaziamento do rim.
Não deixe de visitar o médico e realizar os exames preventivos! Faça agora mesmo o agendamento dos exames de rotina com a IMAGO! 💙