Apesar de findado o mês de outubro e a campanha do Outubro Rosa, isso não significa que a luta contra o câncer de mama e pelo diagnóstico precoce da doença deva ser deixado de lado.
Durante o mês da campanha, a Imago apoiou o projeto Mulheres de Peito, que foca no câncer de mama. Também arrecadamos lenços para doar às mulheres em tratamento do câncer. Esses lenços estão sendo repassados para o MLDP, que irá encaminhá-los às mulheres em tratamento.
Conheça mais sobre este projeto incrível com a responsável, Dra. Cristiane Araújo, e tirar as últimas dúvidas acerca deste tipo de câncer:
- O que é o “Mulheres de Peito”?
CA: Mulheres de Peito é um grupo de voluntários de diversas áreas, com o intuito de oferecer condições de diagnóstico do câncer de mama para mulheres carentes, quando há a suspeita da doença.Parte do Projeto Mulheres de Peito em evento
Como surgiu o Projeto?
CA: O Projeto surgiu na cidade de Cuité, em outubro de 2015, com o Padre Severino Firmino e a Mastologista Cristiane Araújo, onde o objetivo é ajudar mulheres carentes que vivem peregrinando nas filas do SUS em busca de atendimento.Como a sociedade pode ajudar?
CA: Quem tiver interesse, pode voluntariar-se com seu trabalho. Também recebemos doações de exames, para que possamos dar às pacientes o diagnóstico do câncer de mama.
Hoje, dentro do Mulheres de Peito, temos vários profissionais liberais doando serviços para que nosso projeto possa seguir ajudando aos mais necessitados.
Desfile “Existe vida após o câncer”
- Quais eventos aconteceram no mês de Outubro?
CA: Neste último mês, realizamos várias ações para o Outubro Rosa, como:
Palestra de Rossandro Klinjey e desfile de Mulheres com câncer de mama
Palestra do Ministério Público Estadual
Caminhada nas ruas de Campina Grande
Multirão de atendimentos e Cirurgias na FAP - Vocês trabalham com o Projeto em outros períodos do ano?
CA: Trabalhamos durante o ano todo; nosso projeto tem um calendário anual de ações, como nos meses de março, maio, junho e outubro.
O trabalho é totalmente voluntário, contamos apenas com a solidariedade da sociedade civil, especialmente de pessoas que já tiveram a doença e querem ajudar.
Caminhada contra o câncer de mama
- Qual a importância do autoexame e para quem é indicada a realização?
CA: O autoexame tem importância no autoconhecimento da mama. Ainda no Brasil a maioria dos tumores são diagnosticados pelo autoexame, devido à dificuldade das mulheres de acesso ao serviço público. Ele é indicado para todas as mulheres, de todas as idades. Com que frequência as mulheres precisam ir ao ginecologista? Acima dos 40 anos é necessário ir com maior frequência?
CA: As mulheres devem ir ao médico anualmente para realização do exame clínico e, se necessário, exames de diagnóstico como a mamografia e ultrassonografia mamária.
Palestra na Facisa com Dra Renata Loureiro , Dra Maria do Carmo Dias, Dra Cristiane Araújo e Dr Arthur José Ventura.- Para quem é indicada a mamografia e qual sua importância?
CA: A mamografia tem grande importância no diagnóstico precoce do câncer de mama. Nela podemos detectar lesões muito pequenas, dando maior chance às mulheres de cura da doença.
Segundo recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia, o exame está indicado anualmente em pacientes a partir de 40 anos. Quando descoberto um nódulo na mama através da mamografia, qual o procedimento seguinte?
CA: Quando detectado um nódulo na mamografia, ele deve ser avaliado segundo as características, para diferenciar a benignidade ou malignidade do mesmo. Podemos realizar biópsias nesses nódulos, dando, assim, a certeza do diagnóstico.
Evento de multirão de atendimento na FAP- Após diagnosticado o câncer, como se dá o tratamento e quais são as chances de cura?
CA: O câncer, diagnosticado precocemente, pode ter uma chance de cura de mais de 90%. Quando no seu estágio inicial, a cirurgia realizada é apenas a quadrantectomia, ou seja, retira apenas um setor da mama, com ressecção do linfonodo sentinela. Hoje se faz muito oncoplastias – cirurgias plásticas que abrangem a reconstrução da mama.
O tratamento do câncer é multidisciplinar dependemos de vários profissionais: como oncologista, radiologista, mastologista, radioterapeuta, fisioterapeuta, patologista, psicólogo e cirurgião plástico. - Como saber mais sobre o Mulheres de Peito?
CA: Para mais informações, é só acessar a nossa página Projeto Mulheres de Peito no Facebook ou ligar para o número (83) 9 9803 8568.
Entrevista concedida pela Dra. Cristiane Araújo (CRM-PB: 4743), mastologista, responsável pelo projeto Mulheres de Peito na Paraíba.