A tendinite é uma inflamação de um ou mais tendões, que são estruturas que conectam os músculos aos ossos e transmitem a força necessária para mover determinadas partes do corpo. A tendinite pode acontecer em pessoas de todas as idades e acomete com mais frequência os tendões dos ombros, cotovelos, mãos, punhos, tornozelos e pés. A condição pode ser temporária, mas a ausência de tratamento pode trazer danos para o indivíduo por muito tempo, se tornando uma doença crônica.
Sintomas:
Um dos sintomas mais comuns é a dor na área, que pode também ser uma dor na musculatura ao redor. Espasmos e sensação de peso também são características da tendinite, seguidos de diminuição da força na região.
Causas:
A inflamação costuma acontecer graças ao uso em excesso do tendão, movimentos repetitivos e de traumas locais. A tendinite também pode ser consequência de infecções ao redor do tendão, ou provocada por patologias secundárias, como a artrite reumatóide.
Diagnóstico:
O diagnóstico da tendinite pode ser dado através de exame clínico, onde o médico vai avaliar a rotina e histórico do paciente para detectar os hábitos que podem ter levado o desencadeamento da doença. Exames de imagem, como a radiografia e ultrassonografia também são capazes de apontar qual tendão está inflamando e o grau da lesão.
Tratamento:
O tratamento da tendinite é baseado em anti-inflamatórios e muito descanso na região afetada, com o auxílio de tipoias para o braço e tala para o punho.
Fontes:
https://www.fleury.com.br/saude-em-dia/dicionarios/doencas/pages/tendinite.aspx