Estamos no mês de combate de conscientização do câncer colorretal e é importante trazer à tona ações preventivas para essa doença.
O câncer colorretal é um tipo de câncer que se desenvolve no intestino grosso (cólon) ou no reto. Este tipo de câncer surge a partir de crescimento anormal e descontrolado de células no revestimento interno do cólon ou do reto. Geralmente, começa como pólipos, crescimentos benignos que podem se transformar em câncer ao longo do tempo.
O câncer colorretal é um dos tipos mais comuns de câncer em todo o mundo, afetando homens e mulheres igualmente.
Fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar de câncer colorretal, tabagismo, consumo excessivo de álcool, uma dieta rica em gorduras e carnes vermelhas processadas, obesidade e sedentarismo.
No entanto, muitos casos de câncer colorretal podem ser prevenidos ou detectados precocemente por meio de exames de rastreamento regulares e adoção de um estilo de vida saudável. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido e cura.
Prevenção
1. Adote uma dieta saudável
Uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais é fundamental na prevenção do câncer colorretal.
2. Mantenha um peso saudável e seja ativo
Obesidade e sedentarismo estão associados a um risco aumentado de câncer colorretal.
Manter um peso corporal saudável por meio de uma dieta equilibrada e realizar atividade física regularmente, 30 minutos todos os dias, pode diminuir significativamente esse risco.
3. Não fume
O tabagismo é um fator de risco conhecido para muitos tipos de câncer, incluindo o colorretal.
4. Limite o consumo de álcool
O consumo excessivo de álcool está relacionado a um maior risco de câncer colorretal.
5. Conhecimento dos fatores de risco
Certos fatores de risco, como idade avançada, histórico familiar de câncer colorretal e condições genéticas, podem aumentar a probabilidade de desenvolver a doença.
6. Rastreamento precoce
O rastreamento precoce é uma das ferramentas mais poderosas na luta contra o câncer colorretal.
Exames de rastreamento, como a colonoscopia, ultrassom e ressonância magnética, podem detectar pólipos precocemente, antes que se tornem cancerosos. A remoção desses pólipos pode prevenir o câncer colorretal.
Não deixe de visitar o médico e realizar os exames preventivos! Faça agora mesmo o agendamento dos exames de rotina com a IMAGO! 💙