Novidades

Autocuidado também é coisa de homem

A campanha Novembro Azul teve origem na Austrália, em 2003. O objetivo era chamar atenção da sociedade para a importância das medidas de prevenção e diagnóstico precoce acerca do câncer de próstata, além de outras doenças tipicamente masculinas.

Anualmente, a popularidade da campanha se torna mais expressiva e, durante todo o mês de novembro, praticamente tudo ao nosso redor recebe a cor azul, desde a iluminação da cidade até um simples broche na camisa, afim de chamar atenção para o movimento.

O Novembro Azul visa mostrar a importância da conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, devido que, em grande parte dos casos, a doença se desenvolve lentamente, sem apresentar sintomas.

 

Dessa forma, com medidas preventivas, como a realização de exames específicos, é possível realizar diagnóstico precoce e tratamento adequado, aumentando as chances de cura.

O câncer de próstata, inicialmente, pode não apresentar sintomas. Mas quando ele se manifesta, os sinais mais comuns são:

• dificuldade de urinar;

• demora em começar e terminar de urinar;

• sangue na urina;

• diminuição do jato de urina;

• necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), um homem no Brasil morre a cada 38 minutos de câncer de próstata. Contudo, um dos aspectos mais preocupantes sobre este tipo de câncer vai além da mortalidade, visto que é preciso acabar com o preconceito contra exames de prevenção à doença e alertar sobre os fatores de risco.

Por isso, a campanha Novembro Azul é tão necessária. O propósito é conscientizar um número crescente de homens, levando-os a realizar os exames de prevenção e cuidar de sua saúde.

Vamos realizar nosso exame preventivo? Na Imago, dispomos de atendimento humanizado e uma equipe qualificada, com profissionais excelentes para melhor lhe atender. 💙

Precisa de ajuda?