Novidades

A Ultrassonografia de Mama auxilia no diagnóstico do câncer

A ultrassonografia da mama é um exame que tem por finalidade analisar o tecido mamário e colher informações sobre lesões e nódulos de maneira mais precisa.

O exame de ultrassom mamária é complementar à mamografia e não deve substituí-la. Quando o médico avalia o resultado da mamografia e tem alguma suspeita, ele pode solicitar a ultrassonografia para analisar melhor o caso. Portanto, mulheres com nódulos costumam passar pelo procedimento para identificar o tamanho e outras características da lesão. Ele também é essencial para a realização da biópsia, já que pode indicar a localização exata onde deve ser inserida a agulha.

As vantagens desse exame se encontram na capacidade de diferenciar lesões sólidas (nódulos) de lesões císticas (cistos mamários), complementar os casos que geram dúvidas na mamografia e permitir melhor avaliação dos gânglios axilares.

Além das pacientes sintomáticas, o Ultrassom de Mama também é recomendado como prevenção para mulheres jovens (abaixo dos 35 anos) e grávidas. Para as mulheres que tem mamas muito densas e que são difíceis de analisar na mamografia é indicado o exame.

Recomendações para as pacientes:

  • Não é necessário jejum;
  • Vestir roupas de duas peças para que possa ser retirada somente a parte superior;
  • Trazer exames anteriores (mamografia e ecografia mamárias).

Fontes:

https://www.vix.com/pt/bdm/saude-mulher/ultrassom-de-mama-saiba-o-que-o-exame-detecta-e-como-e-feito
https://www.minhavida.com.br/saude/materias/17509-ultrassonografia-nao-substitui-mamografia-no-diagnostico-de-cancer-de-mama
https://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/mulher-de-corpo/cancer-de-mama-saiba-a-diferenca-entre-mamografia-e-ultrassonografia/4287#

Precisa de ajuda?