É indicado para mulheres a partir dos 40 anos a realização do exame de mamografia regularmente. Ainda que o médico ginecologista ou mastologista não detecte nenhuma anormalidade durante o exame clínico das mamas por meio da palpação, a mamografia pode detectar com maior precisão os nódulos que ainda não são palpáveis. Por isso, para as mulheres que estão na faixa etária de maior incidência da doença é necessário realizar o exame a cada dois anos ou, caso exista mais fatores de risco, anualmente.
A mamografia é um exame que utiliza radiação na geração da imagem mamográfica. É realizada através do aparelho específico chamado mamógrafo, mediante a compressão. O exame permite a detecção de microcalcificações, nódulos mamários e de outras alterações.
Recomendações para as pacientes:
- Para realizar o exame, a paciente precisará usar um avental específico da cintura para cima. Portanto, o ideal é que vista duas peças de roupas separadas.
- Evite realizar a mamografia em um período próximo à menstruação. Devido às alterações hormonais, as mamas ficam mais sensíveis neste período, o que pode tornar o exame desconfortável. A melhor época para uma mamografia é uma semana após o seu período.
- É importante que a paciente informe seu médico sobre suas limitações, como implantes mamários, dificuldades para mover os braços, sensibilidade em alguma área da pele ou suspeita de gravidez.
- No dia do exame, não use desodorante, talco ou loção sob seus braços ou em seus seios. Isso pode prejudicar a análise da mamografia.
- Leve as mamografias anteriores e, se houver, ultrassonografias mamárias anteriores, assim como possíveis resultados de biópsias ou punções que tenham sido realizadas.
Apesar das notícias que surgiram na mídia indicando uma relação entre mamografia e aumento da incidência de câncer de tireoide, o Colégio Brasileiro de Radiologia, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia reiteram a posição de NÃO RECOMENDAR O USO DO PROTETOR DE TIREOIDE EM EXAMES DE MAMOGRAFIA. Para saber mais, clique aqui.
Fontes:
https://outubrorosa.org.br/depoimentos/mamografia-entenda-o-exame-e-a-sua-importancia/
https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/16864-mamografia-exame-detecta-o-cancer-de-mama