Janeiro é verão, mês de férias e, consequentemente, muito sol e diversão. Mas algumas precauções devem ser tomadas para passar essa estação com saúde e bem hidratado, claro. Algo que devemos atentar no verão é o aumento de algumas doenças devido a mudança de clima, por isso devemos ter muito cuidado!
Aqui vamos dar algumas dicas de como se cuidar durante o verão, bem como falar sobre algumas doenças que são mais recorrentes durante essa estação. Queimaduras, alergias e micoses são alguns dos problemas mais frequentes. Medidas de prevenção ajudam a evitar as enfermidades
Fique atento às dicas!
COMO SE CUIDAR NO VERÃO:
- Sempre que possível, evite sair nos horários das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer.
- Use filtro solar, sempre.
- Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra.
- Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas, saladas – e, é claro, um sorvetinho para refrescar.
- Mantenha-se hidratado: beba bastante liquido, a toda hora. Nem espere a sede reclamar.
- Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais liquido corporal.
- Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros.
- Não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis. De acordo com suas possibilidades, lave rosto, nuca, braços e mãos, tome uma ducha fria, mergulhe na piscina ou tome um banho de mar.
- Tenha um cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes – especialmente cardíacos ou com pressão alta.
DOENÇAS COMUNS NO VERÃO:
- DESIDRATAÇÃO – Quando o organismo perde mais água do que ganha, o funcionamento das células, sensível à falta de água, começa a falhar. Os sintomas da desidratação vão desde secura da pele e da boca até convulsões e coma. Consumir cerca de 1,5 litro do líquido por dia ajuda a manter o corpo hidratado.
- BROTOEJA – Usar protetor solar é fundamental, mas igualmente importante é saber que tipo de produto aplicar: creme, gel ou spray. O uso excessivo de filtro em creme pode obstruir as glândulas sudoríparas, o que provoca o aparecimento de bolinhas vermelhas na pele, sintomas de uma inflamação conhecida como brotoeja.
- INFECÇÕES GASTROINTESTINAIS – As infecções gastrointestinais podem ter origem viral ou bacteriana, e geralmente são adquiridas em praias sem saneamento básico e locais que servem comidas malconservadas. Essas infecções costumam provocar náuseas, diarreias e vômitos. Para evitá-las, é recomendável consumir alimentos como vegetais, carnes e peixes crus apenas em lugares confiáveis, em que se saiba como as comidas são preparadas.
- DENGUE – O calor e as chuvas de verão formam o ambiente ideal para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o “Aedes aegypti”. Febre e dores do corpo são sintomas da doença. A prevenção é feita com o uso de repelentes contra insetos e o cuidado de esvaziar recipientes com água parada, onde o mosquito costuma colocar seus ovos. Testes de uma vacina conta a doença estão sendo conduzidos em voluntários desde outubro.
- MELASMA – Uma breve exposição ao sol pode desencadear em mulheres manchas castanhas na região da testa, da maçã do rosto e do buço. Trata-se do melasma, condição associada a fatores hereditários e hormonais. O uso diário de protetor solar com base, que oferece uma dupla camada de proteção contra a luz visível, ajuda a evitar o problema.
- HEPATITE A – Um dos perigos da água de praias poluídas é a contaminação do vírus da hepatite A. A doença que provoca náuseas, vômitos e deixa a pele e os olhos amarelados pode ser prevenida com uma vacina – ainda não coberta pelo calendário de vacinação do Ministério da Saúde.
- MICOSE – O calor e a umidade são a combinação perfeita para a proliferação de fungos causadores de micoses, infecções que provocam coceira e manchas brancas ou vermelhas na pele. Manter o corpo seco evita o problema: enxugar-se bem após o banho (principalmente nas regiões das dobras, como axilas e entre os dedos dos pés), não permanecer muito tempo com roupas molhadas e vestir tecidos que favoreçam a transpiração, como o algodão.
- CONJUNTIVITE – A propagação de vírus e bactérias favorece o contágio de conjuntivite. Os sintomas da moléstia incluem vermelhidão, inchaço, coceira e sensação de ardência nos olhos. Lavar bem as mãos antes de tocar os olhos e evitar compartilhar pertences como óculos e toalhas ajuda a prevenir a enfermidade.
- CÂNCER DE PELE – O tipo de câncer mais incidente do mundo pode ser prevenido com o uso diário de protetor solar. O produto deve ser usado meia hora antes de sair ao sol e reaplicado a cada hora, em caso de exposição intensa. É fundamental se expor ao sol nos horários em que os raios estão mais fracos, antes das 10 e depois das 15 horas. Acessórios como chapéus e óculos de sol (o câncer pode atingir a fina pele da pálpebra) oferecem proteção extra à pele.
Esperamos que esse post tenha ajudado você e te instruído a se cuidar mais! Mas, o mais importante de tudo é: não se cuide apenas no verão, a sua saúde merece cuidado todos os dias.
Equipe Imago!