Novembro é o mês dedicado aos cuidados com a saúde masculina. O movimento Novembro Azul foi criado para alertar sobre a importância da descoberta precoce da doença. Pensando no bem-estar dos homens, a Imago lançou a campanha Juntos pelo diagnóstico precoce. É importante lembrar que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens a partir dos 50 anos, perdendo apenas para o câncer de pele. O sintoma da doença é silencioso, por isso é muito importante que os exames sejam feitos a partir da idade indicada.
O tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do avanço da doença que, quando é descoberta ainda na fase inicial, tem maiores chances de cura.
Os principais sintomas do câncer de próstata são:
Em muitos casos, o câncer de próstata não manifesta sintomas na fase inicial, mas quando já está em estado avançado, pode manifestar-se como:
- Dificuldade em urinar, muitas vezes com jato fraco ou em gotas;
- Dor ou ardor ao urinar;
- Vontade frequente de urinar, acordando de noite para urinar;
- Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar;
- Urina escura devido à presença de sangue;
- Dor ao ejacular e sêmen escurecido.
Quando a doença está avançada pode causar dores nos ossos e infecções. Em alguns casos estes sintomas são comuns à infecção benigna da próstata, o que pode dificultar o diagnóstico da doença. Mas, para que não fique dúvidas, é aconselhável que homens com mais de 50 anos façam regularmente exames que permitam avaliar alterações na próstata, como o toque retal e o exame de PSA.
Se durante o toque retal o médico apalpar um nódulo, a próstata deve ser mais investigada através de uma ultrassonografia, biópsia com sedação guiada por ultrassonografia e exames de urina. Onde, na Imago você encontra todos esses exames para um diagnóstico precoce e eficaz da doença.
Principais estágios do câncer de próstata
Quando é confirmada a existência do câncer de próstata, é fundamental indicar em qual estágio ele se encontra pra definir o tipo de tratamento.
- Estágio A– Tumor que não é visível nem palpável ao toque;
- Estágio B– Tumor dentro da próstata que é palpável ao toque e visível em exames de imagem
- Estágio C– Tumor que atingiu as vesículas seminais, que se encontram próximo da próstata;
- Estágio D– Tumor que já atingiu outros órgãos e já existem metástases, podendo afetar a uretra, o reto, a bexiga, por exemplo.
Em alguns casos as chances de cura são maiores quando a doença é diagnosticada ainda no início, e o tratamento pode incluir:
- Cirurgia:é feita a remoção da próstata e em alguns casos das ínguas da virilha;
- Radioterapia:geralmente ela é usada quando o tumor ainda não atingiu outros órgãos ou atingiu apenas os órgãos mais próximos;
- Quimioterapia:o tratamento é feito com a remédios na veia ou através de comprimidos.
Em muitos casos, estes tratamentos podem provocar efeitos colaterais, como incontinência urinária, impotência e impossibilidade de ter filhos, mas se o tratamento não for feito, a doença pode espalhar-se pelo corpo, sendo potencialmente fatal.
Alguns fatores podem ajudar na causa do câncer de próstata, como alimentação rica em gorduras, disfunção hormonal, ambiente poluído e uso de fertilizantes estão sob suspeita.
Como prevenir o câncer de próstata?
Para prevenir a doença é importante evitar a exposição de fatores como poluição, fertilizantes e substâncias químicas. Além de todas essas prevenções, é imprescindível que homens com mais de 40 anos façam, anualmente, os exames de toque retal e o de sangue de PSA. Não deixe o medo te paralisar. Agende seus exames na Imago.
Fonte: Tua Saúde