A tomografia é um método de diagnóstico por imagem muito preciso e de tecnologia avançada, mas que ainda gera muitas dúvidas em quem nunca precisou usá-la. Este exame tem o seu funcionamento similar ao do raio-x, porém de forma mais completa, onde são utilizados os mesmos raios para obter imagens detalhadas de partes internas do paciente, geradas em um computador. Neste procedimento é possível visualizar ossos, órgãos, vasos sanguíneos, entre outras estruturas corporais. A tomografia é capaz de identificar doenças ainda em sua forma mais prematura, colaborando assim com um diagnóstico precoce, facilitando um tratamento eficaz.
A maior diferença entre a radiografia e tomografia é que o raio-x oferece apenas um corte da área examinada, já a segunda pode gerar até 600 cortes, permitindo diversos planos, o que facilita na descoberta de nódulos, tumores, derrames e outros problemas internos.
A máquina que realiza o exame é chamado de tomógrafo e foi desenvolvida em 1961, pelo neurocientista norte-americano William Henry Oldendorf. O equipamento produz radiografias transversais, que são transmitidas em um software de computador. Após o procedimento, o médico tem nas imagens as informações da área analisada que podem contribuir com grande importância para um diagnóstico preciso.
Na tomografia é possível diagnosticar diversas doenças ou situações no corpo humano, as mais comuns são:
– Tumores benignos ou malignos,
– Nódulos e vasos cerebrais à procura de aneurismas,
– Nódulos pulmonares benignos ou malignos,
– Doenças da coluna como hérnia de disco,
– Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico (AVC)
– Doenças vasculares como aterosclerose de carótidas, coronárias
Para a realização da tomografia, o paciente precisa de preparos simples, como informar se tem alguma alergia, problema renal, suspeita de gravidez, se é diabético, sofreu algum trauma ou fratura, realizou alguma cirurgia. Também deve ser dito, para o médico, se comeu ou bebeu antes do procedimento. Nos casos de exames com uso de contraste o paciente é informado da necessidade de algum preparo especial, como por exemplo, jejuar por algumas horas ou preparo com administração de um antialérgico.
O tamanho do tomógrafo pode até assustar, mas o procedimento é totalmente indolor e logo após realizar a tomografia, o paciente já pode retornar às suas atividades de rotina normalmente.