O sarampo era uma das doenças consideradas erradicadas no Brasil pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas com o ressurgimento de casos no país após as constantes migrações de pessoas onde a doença ainda não tinha sido erradicada. A doença super contagiosa já é considerada surto em algumas regiões do Brasil e, pensando nisso, o Ministério da Saúde está promovendo entre os dias 06 e 31 de agosto a campanha para imunização e não apenas do sarampo, como também para a poliomielite, com o ‘Dia D’ marcado para o sábado 18.
O principal alvo da campanha são as crianças entre 1 e 5 anos, mas adultos de até 49 anos também serão vacinados contra o sarampo e poliomielite. A imunização normalmente é dada quando a criança completa o seu primeiro ano de vida, com a versão tríplice viral, logo após, aos 15 meses, com a tetraviral.
Para essa campanha contra o sarampo, as pessoas de 1 a 29 anos serão imunizadas com duas doses da vacina; quem tem entre 30 e 49 anos deverá tomar apenas uma dose única da vacina. Já contra a poliomielite deverão ser vacinadas crianças de 1 ano até 4a 11m 29dias.
A OMS emite alertas desde abril de 2018 sobre a volta do sarampo no Brasil, Argentina, Equador, Canadá, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, Antígua e Barbuda, Colômbia e Venezuela.
Com a volta do sarampo, um importante alerta foi ligado para outras doenças consideradas erradicadas no Brasil, como a poliomielite, que não registra casos há 20 anos no país.
Fontes:
https://saude.abril.com.br/medicina/campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo-vai-comecar-quem-deve-tomar/
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/sarampo-polio-difteria-e-rubeola-voltam-a-ameacar-apos-erradicacao-no-brasil.ghtml