A osteoporose é uma doença metabólica, definida como a perda acelerada de massa óssea, que geralmente acomete pessoas em processo de envelhecimento. A patologia provoca a diminuição da absorção de minerais e cálcio pelos ossos, acontecendo com mais frequência em mulheres, por terem ossos mais finos e leves.
A doença acontece quando, com o passar do tempo, o tecido ósseo vai absorvendo mais do osso e deixando de produzir células para a renovação do mesmo. Alguns fatores podem interferir na formação dos ossos, como a deficiência de cálcio, envelhecimento e a menopausa – sendo este último um dos fatores da patologia acontecer menos em homens.
A osteoporose não é, necessariamente, uma doença hereditária. Se o histórico familiar aponta uma tendência para a patologia, é interessante levar em consideração medidas para prevenir a doença, como ter bons hábitos alimentares e fazer o uso da Vitamina D.
O diagnóstico da osteoporose, na maioria dos casos, é dado através de exames de imagem, como a densitometria óssea e radiografias. Na densitometria é possível analisar a quantidade de fótons que passam no corpo do paciente, onde o valor é traduzido e comparado com outras medidas, como o índice em 2,5 para baixo da normalidade, apontando indicação para a osteoporose. Este exame pode analisar qualquer parte do corpo, mas a coluna lombar e o fêmur são representativos como áreas de maior importância para o diagnóstico.
Alguns sintomas são comuns na osteoporose, como dores crônicas, deformidades, encolhimento, fraturas, além da perda de massa óssea.
Não existe cura para osteoporose, mas o tratamento pode amenizar os efeitos da doença no paciente. Na maioria dos casos, a reposição de Vitamina D é indicada e a depender das particularidades do estágio que a osteoporose está, outras medidas são indicadas. Lembrando que ninguém deve se automedicar! Um médico reumatologista é o mais indicado para acompanhar um paciente com osteoporose.
Fonte:
https://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/osteoporose/
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/osteoporose
https://www.osteoprotecao.com.br/editorial/139/como-diagnosticar