Novidades

Saiba o que esperar dos exames em cada trimestre da gestação

 

A chegada de um bebê é um verdadeiro acontecimento na família! Muitas emoções rodeiam a casa de quem está se preparando para conhecer uma nova vida e, inevitavelmente, muitas dúvidas surgem quanto ao acompanhamento da gravidez. Ao longo do pré-natal, o obstetra vai indicar alguns exames que possibilitam ver o crescimento e posição do bebê, além de detectar precocemente possíveis anomalias.

Em cada trimestre é possível acompanhar como a sementinha vai tomando forma e virando um bebê com características próximas a como vai estar no seu nascimento. Saiba mais o que esperar em cada etapa da gestação.

No primeiro trimestre, algumas ultrassonografias são de muita importância para o acompanhamento gestacional, podendo indicar o diagnóstico precoce  de malformações, além de facilitar o tratamento ainda na gravidez ou logo após o nascimento.

A ultrassonografia obstétrica é indicada para as primeiras imagens do embrião ou feto na barriga da mãe, também sendo possível visualizar os ovários e o útero. Outro exame muito solicitado é a ultrassonografia transvaginal, que é recomendado para o início da gravidez, gerando imagens mais nítidas do útero e do meio intrauterino. No entanto, pode ser realizado durante todo período gestacional para avaliar se existe o colo curto.

A translucência nucal também é solicitada para que, através dela, seja possível diagnosticar a Síndrome de Down, outras mutações cromossômicas e eventuais problemas cardíacos. Também é possível medir um espaço específico na cabeça do bebê entre a 11ª e a 14ª semana de gestação. Após esse período, o espaço deixa de ser transparente na imagem gerada no ultrassom.

Geralmente, é no segundo trimestre que a família descobre se esperam um menino ou uma menina! Este é um momento de muita expectativa para a mamãe e o papai, isso porque entre as 14ª e 26ª semana de gestação, os médicos dão com mais precisão o palpite quanto ao sexo do bebê através de exames de ultrassonografias. Chegando no meio da gravidez, a mamãe já consegue sentir os primeiros movimentos do seu bebê!

Neste período é indicada a realização da ultrassonografia morfológica, onde é possível visualizar melhor as condições da placenta, do líquido amniótico e outros fatores.

Ao chegar na reta final da gravidez, a família já se prepara para conhecer e conviver com um novo habitante no lar. No terceiro trimestre, alguns exames são de extrema importância para o acompanhamento da gestação, especialmente no que diz respeito aos fatores que podem antecipar o parto. A ultrassonografia obstétrica no último trimestre é voltada para a verificação do estado da placenta e o posicionamento do bebê no útero. Outro exame indicado é o ecofetal, feito entre os dois últimos trimestres, que diagnostica eventuais problemas cardíacos ainda na gestação, para que logo após o nascimento o tratamento seja feito.

Ao longo do pré-natal, o médico pode indicar outros exames para ter certeza que está tudo bem até a chegada do bebê.

Precisa de ajuda?