Novidades

Endometriose – Quando acontece, diagnóstico e tratamento

A endometriose, doença que acomete algumas mulheres, acontece quando existe a presença do endométrio fora da cavidade uterina  – trompas, ovários, intestinos e barriga. Um dos principais sintomas da patologia são fortes cólicas, e em 60% dos casos, as dores abdominais também acompanham a infertilidade.

Quando acontece a endometriose?

Todos os meses, o endométrio fica mais espesso à espera de um óvulo para ser fecundado. Quando não há a gravidez, o endométrio que cresceu descama e o que é expelido, conhecemos com menstruação. Em algumas situações, pode acontecer do sangue caminhar para o sentido oposto e vai para a os ovários, ou cavidade abdominal, o que ocasionou a lesão endometriótica. A medicina ainda não descobriu quais sãos os motivos que levam este sangue para seguir em um caminho oposto, mas já é conhecido que a doença pode ser hereditária, quando a mãe sofre com a endometriose, a filha pode vir a ter também.

A doença, que afeta cerca de 6 milhões de brasileiras, acomete mulheres desde a sua primeira menstruação, que pode ser extendida até a última. Segundo a Associação Brasileira de Endometriose, cerca de 15% das mulheres entre 13 e 45 anos, em idade reprodutiva, podem desenvolver a doença.

Como é possível identificar a endometriose?

Com base nos sintomas tradicionais da endometriose, como cólicas fortes, dores durante relações sexuais e dificuldade para engravidar, um médico ginecologista já tem alguns indícios para o diagnóstico da patologia, que pode ser confirmada através de exame de ultrassonografia transvaginal, que pode identificar de endometriomas, aderências pélvicas e endometriose profunda.

A endometriose tem tratamento?

A doença não é considerada maligna pela medicina, embora possa agir de tal forma. O seu tratamento, em casos mais avançados, é cirúrgico e seguidos de complementação clínica.  Em fase inicial, é indicado o uso de pílulas anticoncepcionais combinada, ou apenas a progesterona.

 

Fontes:

https://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/endometriose/

https://drauziovarella.com.br/mulher-2/endometriose-3/

Precisa de ajuda?