O dia 4 de fevereiro foi escolhido em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), para a celebração do combate às doenças cancerígenas, o Dia Mundial Contra o Câncer. A data tem como o principal objetivo fazer com que mais pessoas e organizações ao redor do mundo falem sobre o tema na busca pela prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), entre os anos de 2016 e 2017, cerca de 600 mil novos casos da doença foram descobertos no Brasil, destes, 30% são de câncer de pele maligno, o mais comum no país. O câncer de mama, intestino, colo do útero, pulmão e estômago estão entre os que mais acometem as mulheres, já entre os homens, o câncer de próstata, pulmão, intestino, estômago e cavidade oral são os que têm maiores ocorrências.
Muitos dos tipos da doença que foram citados acima poderiam ser evitados com mudanças de hábitos simples, como a troca de alimentos industrializados por naturais, prática frequente de exercícios físicos, o não consumo de cigarros e o uso de proteção solar regularmente durante o dia.
Realize exames periodicamente, o câncer descoberto em seus estágios iniciais tem grande chances de cura e um tratamento menos doloroso ao paciente. Cuide bem do corpo em que você habita.
Fontes:
https://www.inca.gov.br/wcm/dmdc/2016/dia-mundial-do-cancer.asp
https://www.segs.com.br/saude/101720-4-de-fevereiro-e-dia-mundial-do-cancer.html