Novidades

Sua saúde em primeiro lugar também no final de ano

O fim de ano traz muitos momentos de confraternização e reflexão. Para algumas pessoas, no entanto, as expectativas geradas para este último período do ano podem desencadear uma série de problemas.

O estresse gerado pelas cobranças pessoais ou de terceiros, pelas metas não cumpridas ou desejos não concretizados, pela correria para deixar tudo organizado nos últimos dias do ano, tudo isso pode agravar momentos de dificuldade e afetar a sua saúde mental.

Acumular de pequenos problemas pode provocar consequências como aumento da pressão arterial e do número dos batimentos cardíacos, que trazem consequências negativas ao organismo. Essas alterações são refletidas no corpo na forma de compulsões, ansiedade, queda de cabelo, problemas de pele, mau funcionamento do aparelho digestivo, má regulação do sono, aumento de peso ou emagrecimento, desequilíbrio no ciclo menstrual e até depressão.

Algumas dicas podem ajudar você a combater os efeitos negativos gerados pelo excesso de expectativas, trabalho, estresse e tristeza ligados a essa época do ano:

  • Trabalhe com a realidade. No momento de autoavaliação, é preciso adequar as expectativas geradas no começo do ano com a realidade que se desenrolou ao longo dele. Não se desespere se o que você planejou para 2017 não se concretizou ainda.
  • Esteja próximo a pessoas que te fazem bem. Pode parecer um conselho óbvio, mas, nesse período, é fundamental escolher estar ao lado de pessoas que nos amam, que fazem o bem, que se importam com a gente. O suporte familiar e dos amigos é um fator de proteção contra o sofrimento.
  • Corpo e mente trabalham juntos. O fim do ano traz também um aumento no número de confraternizações e festas, mas é necessário ser comedido, se alimentar bem e não exagerar em doces ou álcool. Além disso, tente não deixar de lado os exercícios físicos. Está comprovado cientificamente que aliar uma alimentação balanceada às atividades físicas é um fator que ajuda a combater doenças físicas e mentais.

Cuide-se, e o final de 2017/início de 2018 será especial e cheio de coisas boas!

Fonte:
https://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53099-3-dicas-para-cuidar-da-saude-no-final-do-ano

Precisa de ajuda?