Uma alimentação saudável impacta positivamente não só a estética, mas também as saúdes física e mental.
Veja quais são os principais benefícios de seguir uma dieta nutritiva e balanceada:
Um dos benefícios mais conhecidos da alimentação saudável é a ajuda efetiva na diminuição e manutenção do peso. Uma alimentação bem equilibrada, sem dietas drásticas e restritivas, gera uma perda de peso gradual e uma manutenção duradoura dos números na balança.
Comer bem aumenta — e muito — a disposição para encarar as tarefas do dia a dia, justamente porque traz benefícios psicológicos e físicos.
Os alimentos são fontes de força e energia, especialmente os carboidratos, macronutrientes fundamentais para a saúde. Também é preciso consumir também frutas, legumes e verduras, pois eles possuem vitaminas energéticas na composição nutricional.
Muitos alimentos são capazes de trazer a sensação de alegria e bem-estar. É o caso da banana, que ajuda efetivamente na formação da serotonina, hormônio da felicidade. O espinafre também é poderoso, pois a presença de vitamina B e ácido fólico atua no sistema nervoso e ajuda a combater o estresse.
Outros alimentos que fazem bem para o humor são a laranja, o leite, a aveia, o arroz integral e as oleaginosas.
A alimentação saudável é importantíssima para evitar uma série de doenças graves, como alguns tipos de cânceres, obesidade, artrite, catarata, anemia e osteoporose.
Alimentos vegetais e supervitaminados, como o brócolis e o espinafre, fortalecem o sistema imunológico por meio do consumo regular. Já a cenoura e a cebola, que são ricas em antioxidantes, ajudam a retardar o envelhecimento das células. A aveia, por sua vez, ajuda a conter a taxa de colesterol e prevenir as temidas doenças do coração.
Em relação à saúde feminina, a soja pode aliviar os sintomas da TPM e os efeitos da menopausa, por conta das isoflavonas encontradas nesse alimento.
Consumir alimentos ricos em fósforo e cálcio é comprovadamente benéfico para a saúde dos ossos. Esses minerais estão presentes, especialmente, no salmão, sardinha, espinafre, oleaginosas e vegetais de folhas em tonalidade de verde escuro.
O leite e seus derivados, a exemplo do queijo, também são boas fontes de cálcio que devem ser incluídas na dieta, mas para evitar inchaços prefira o leite desnatado e os queijos magros.
Para garantir o equilíbrio dos hormônios e fazer a reposição de maneira natural, é muito importante consumir os alimentos certos. Especialistas sugerem a inclusão de inhame, soja e sementes de linhaça na alimentação.
Esses alimentos podem melhorar a qualidade de vida, diminuir a retenção de líquido, controlar as oscilações de humor e até mesmo minimizar as chances de desenvolver câncer de mama.
O organismo precisa de uma alimentação saudável para que ele funcione bem. Cada um de nossos órgãos necessita de nutrientes para fazer o nosso corpo trabalhar da melhor maneira possível.
Para que o organismo funcione adequadamente, é indispensável consumir proteínas, gorduras e carboidratos.
As proteínas ajudam a proteger o sistema imunológico, aumentar a resistência do corpo às infecções, melhorar a recuperação de doenças, e colaborar com a construção muscular pós-treino.
As gorduras, na medida certa, claro, fornecem energia para o organismo, ajudam a manter a temperatura do corpo e colaboram no transporte de vitaminas na corrente sanguínea.
Já os carboidratos dão ao organismo a energia que ele precisa para sobreviver com saúde.
A alimentação de qualidade tem tudo a ver com sua expectativa de vida.
Procure consumir diariamente legumes, frutas e verduras, além de oleaginosas. Esses alimentos são fontes de antioxidantes que podem retardar o envelhecimento, mantendo o seu corpo jovem, forte e saudável por muito mais tempo.
Agora que você já sabe quais são os vários benefícios de se alimentar de maneira saudável, mude seus hábitos e inclua na sua rotina exercícios físicos regulares. A sua saúde está em primeiro lugar!
Fonte:
https://www.slim360.com.br/8-beneficios-da-alimentacao-saudavel/