Novidades

Juntos pelo Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama

Foco da campanha Outubro Rosa Imago, o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor.

O segundo tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama corresponde à cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas, acima dessa idade, sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

Campanha Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O laço cor-de-rosa, símbolo da campanha, foi lançado no início da década pela ‘Fundação Susan G. Komen for the Cure’ e distribuído aos participantes da primeira ‘Corrida pela Cura’, realizada em Nova York.

Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, e a Imago se une às mulheres na luta contra a doença.

Fontes:
https://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/cancer-de-mama.asp
https://www.mulherconsciente.com.br/cancer-de-mama/sobre-o-cancer/
https://outubrorosa.org.br/historia/

Precisa de ajuda?