Assim como outros tipos de câncer, os casos em que esta patologia acomete o paciente na região da cabeça e do pescoço, geralmente só são descobertos nos estágios mais avançados. Os números estimam cerca de 70%, este fator só reforça a importância de alertar, informar e conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce e estabelecer o hábito de realizar exames de rotina periodicamente, a fim de evitar que doenças graves se alastrem de maneira silenciosa.
– Dor de cabeça;
– Dor no ouvido;
– Tosse persistente;
– Dificuldade para engolir/respirar;
– Rouquidão alteração na voz por mais de 15 dias;
– Nódulos no pescoço;
– Feridas na boca que não cicatrizam;
– Manchas brancas ou avermelhadas na boca, que podem ser acompanhadas de dor e sangramento.
É importante ressaltar que os sintomas apresentados acima também podem ser associados a várias outras patologias, por isso que em muitos casos, os pacientes acabam por diagnosticar o câncer de cabeça e pescoço em um estágio muito avançado, por tentar tratar apenas os sintomas e não a sua verdadeira causa.
Ao apresentar estes sinais, o ideal é buscar identificar se há evidências da doença na região, buscando a devida análise e suporte médico. O diagnóstico poderá ser realizado através de exames de imagem, como a Ultrassonografia, a Tomografia Computadorizada, a Ressonância Magnética ou até mesmo através de exames mais invasivos, tal qual a biópsia.
Para os casos em que o câncer for detectado, o tratamento muda de acordo com a região atingida e também de fatores como a extensão da doença e o estado de saúde em que se encontra o paciente. Verificando todas estas condições, o médico responsável poderá indicar a quimioterapia/imunoterapia, a radioterapia ou a maneira mais comum de tratar esta patologia, que é através da cirurgia.
Tendo em vista a gravidade da doença, muitos têm dúvidas sobre como é possível se prevenir e, neste aspecto é possível afirmar que, dentre os tipos conhecidos de câncer, este é o que possibilita maior chance de prevenção. Basta:
– Vacinar-se contra o HPV;
– Não fumar/ evitar o tabagismo;
– Cuidar bem da higiene bucal;
– Se beber, buscar consumir bebidas alcóolicas com responsabilidade e moderadamente;
– Usar preservativo;
– Visitar o médico regularmente.
Devido a importância de informar ao maior número de pessoas a respeito do combate e prevenção contra esta doença, a Federação Internacional da Sociedade de Oncologia de Cabeça e Pescoço instituiu a data de 27 de julho como Dia Mundial de conscientização e combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.
Importante: ao apresentar qualquer um desses sintomas, busque ajuda médica! Quanto antes a doença for diagnosticada, maiores serão as chances de sucesso do seu tratamento.
Para mais informações sobre como cuidar melhor da sua saúde, siga-nos no Instagram.
imago, cuidado que vai além da imagem. 💙