Novidades

Conheça 3 exames que auxiliam a saúde feminina

Os exames que permitem a visualização de órgãos como útero e ovários, e o monitoramento da gestação, são frequentemente indicados para garantir o bom funcionamento do corpo da mulher, além de identificar possíveis problemas, malformações e patologias.

Ultrassom/Ultrassonografia

O ultrassom ginecológico é o exame responsável por avaliar útero e ovários, assim como a presença de outras estruturas como massas pélvicas, tumores, cistos e miomas na região.

Ultrassom transvaginal ou endovaginal

O exame de ultrassonografia transvaginal, é utilizado para avaliar a saúde dos órgãos reprodutores femininos, como os ovários e o útero. Ele pode ser indicado para verificar o posicionamento do DIU (dispositivo intrauterino), gravidez nas primeiras semanas, detectar lesões, entre outras finalidades. O exame é simples, no entanto, invasivo. Nele, o médico utiliza um transdutor para avaliar os órgãos reprodutores internamente.

Esse tipo de ultrassom pode causar o rompimento do hímen, caso a membrana não tenha se rompido anteriormente. Por isso ele não é indicado para mulheres que ainda não iniciaram suas vidas sexuais.

Geralmente, o ultrassom endovaginal é usado como um exame de rotina, e pode ser requisitado em visitas ao ginecologista, ou como forma de identificar as causas e sintomas de doenças. Além disso, o exame também pode ser recomendado durante a gravidez, visto que é considerado um procedimento seguro. Isso porque, como todo ultrassom, ele não emite radiação, podendo também ser repetido se necessário, sem riscos para a mulher ou para a gestação.

Ultrassom pélvico

Outro tipo de exame ginecológico importante para a saúde da mulher é o ultrassom pélvico. Ele é usado para avaliar órgãos internos femininos, como ovários, útero e trompas, como forma de diagnosticar a presença de alterações ou patologias, acompanhar a gestação, ou mesmo controlar a ovulação de tentantes (mulheres em tratamento de reprodução assistida).

Na maioria dos casos, para realizar o ultrassom da pelve é necessário a ingestão de grande quantidade de água nas horas que antecedem o exame. Isso permite que o ultrassom seja realizado em um momento em que a mulher está com a bexiga cheia, garantindo a visualização dos órgãos de maneira adequada.

Ultrassom para avaliação de endometriose

O ultrassom para avaliação de endometriose é o mesmo que o transvaginal. Contudo, para essa análise, é necessário um preparo especial, permitindo que a visualização seja adequada. Dessa forma, a mulher deve iniciar o preparo para esvaziamento intestinal no dia que antecede o exame.

Esse preparo é importante para assegurar que o médico possa identificar o estado da endometriose. Em outras palavras, para que o profissional consiga distinguir todos os locais em que a doença está presente. Assim, é possível indicar o tratamento correto.

Não deixe de visitar o médico e realizar os exames preventivos! Faça agora mesmo o agendamento dos exames de rotina com a IMAGO! 💙

Precisa de ajuda?