Importante lembrar que muitos exames são feitos durante a gravidez, e o ultrassom é um deles. Neste sentido, é preciso fazer o pré-natal e seguir todas as orientações de seu médico. Contudo, a maioria das mamães quando descobrem que estão grávidas, ficam extremamente ansiosas para descobrir o sexo do bebê.
Neste caso, para descobrir o sexo do bebê, pode ser feito um exame de sangue comum, onde é possível analisar o DNA fetal presente no plasma materno. Esse exame é chamado de sexagem fetal.
Além disso, pode ser feito também o ultrassom de primeiro trimestre com perfil bioquímico. No entanto, há motivos médicos pelos quais mães e pais podem querer saber o sexo de seu bebê por meio de um ultrassom. Às vezes, saber o sexo pode ajudar os pais a tomar decisões informadas sobre a gravidez em si, como no caso de doenças específicas do sexo. Um exemplo disso é a hiperplasia adrenal congênita, uma condição genética em que as meninas podem ter genitais que parecem mais masculinos do que femininos.
Neste sentido, o exame de ultrassom é um exame de imagem não invasivo, que utiliza ondas sonoras para produzir imagens dos órgãos ou fluxo sanguíneo. No pré-natal, por exemplo, vemos em tempo real as imagens do feto, placenta e bolsa das águas. Assim podemos acompanhar a evolução da gestação, saúde do feto e da mamãe. Desta forma, este exame é realizado de 11 a 14 semanas de gestação, preferencialmente na 12ª semana, e consiste em um ultrassom comum.
Além do ultrassom de primeiro trimestre com perfil bioquímico, existem outros exames que devem ser feitos durante a gestação. Eles são:
– Ultrassonografia obstétrica com doppler;
– Ultrassom morfológico de segundo trimestre com doppler;
Existem outras exames para descobrir o sexo do bebê?
A resposta é sim. Porém, nenhum deles visa especificamente a descoberta do sexo. Abaixo apresentamos alguns deles:
– Fertilização in vitro com seleção de sexo
– NIPT (verifica se há condições cromossômicas como a síndrome de Down)
– Amostra de vilosidade coriônica
– Amniocentese
Identificar o sexo do bebê pode ser emocionante e pode ajudá-la a se preparar para a chegada do seu. Alguns casais, no entanto, não gostam tanto assim da antecipação e só descobrem o sexo do bebê na sala de parto e, isso é perfeitamente normal.
Na hora de realizar seu exame, faça a sua solicitação online na Clínica Imago. Aqui, cuidaremos de você com carinho e responsabilidade. 💙