Novidades

Saiba os 6 tipos de Ultrassom essenciais para a mulher

O cuidado da mulher precisa começar a partir do momento em que ela tem a primeira menstruação. A visita ao ginecologista precisa ser frequente, já que nós mulheres precisamos acompanhar boa parte do funcionamento do corpo durante toda vida. Pois, ao longo da vida, passamos por diversas fases e precisamos estar atentas a todas elas. Seja na primeira menstruação ou na pré-menopausa, momento em que nosso corpo desacelera naturalmente.

Por isso, separamos os 6 exames de imagem essenciais para a saúde da mulher em diversas fases da vida.

ultrassom de mamas: É um exame não invasivo que utiliza um transdutor. O médico é responsável por avaliar através deste aparelho, onde vai deslizando pela pele, se há alguma anormalidade presente em nossas mamas. Quando há algum achado o médico irá indicar o que deve ser feito. Uma ressonância de mamas ou até mesmo a mamografia dependendo da idade, complementa este exame.

ultrassom pélvico ou o transvaginal: Ajuda a visualizar a vagina, útero, trompas e ovários. Este exame é feito para cuidar da saúde da mulher, mas também é o primeiro ultrassom feito na gestação.

O ultrassom de abdômen total: É indicado para visualizar todos os órgãos como rins, fígado, vesícula e a bexiga. Neste exame o médico avalia todo abdômen e verifica se há algum tipo de anormalidade. A partir daí, ele encaminha outros exames complementares.

Ultrassom de Tireoide: A glândula da tireoide fica localizada na parte anterior do pescoço. Portanto, ela é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Elas auxiliam nas funções de órgãos como o coração, cérebro e rins.

A mamografia: É indicada para as mulheres acima dos 40 anos. Entretanto, aquelas que possuam histórico na família devem avisar seu ginecologista e iniciar antes a prevenção. A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas. Então, é feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Entretanto, ele pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações.

Desintometria: O exame utilizado hoje para verificar a quantidade de massa óssea é a densitometria óssea e corporal. Dessa forma, este exame avalia toda densidade óssea e porcentagem de massa tanto magra quanto gorda. Mas, você sabia que esse exame é indicado por conta do alto índice de osteoporose entre as mulheres? Este problema acomete as mulheres que já entraram na menopausa.

Portanto, é extremamente necessário a visita ao médico a cada 6 meses ou quando sentir um desconforto. Por outro lado, há muitas possibilidades de tratamento quando há algum achado. Por fim, a prevenção é a melhor saída.

Agende seu exame na Imago, temos uma equipe humanizada e capacitada para lhe atender! 💙

Precisa de ajuda?