Cerca de 30.200 novos casos foram diagnosticados no ano de 2020 e o principal fator de risco é o tabagismo! Não só o uso do tabaco, mas também a exposição a ele, como é o caso dos fumantes passivos.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens e o quarto mais comum em mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma).
Tanto a incidência quanto os índices de mortalidade da doença, muitas vezes em função do diagnóstico tardio, fizeram com que fosse criada a campanha Agosto Branco, a qual visa conscientizar sobre estes tumores.
Com o maior conhecimento dos malefícios do tabaco e a redução de seu uso, a incidência de câncer de pulmão vem caindo desde a década de 1980.
Porém, o tabagismo não é o único culpado. Isso explica o porquê de algumas pessoas desenvolverem câncer de pulmão sem jamais terem experimentado um cigarro, é o caso da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que engloba tanto o enfisema, quanto a bronquite crônica. Além destas, a exposição ocupacional a agentes químicos ou físicos, como o asbesto, e à poluição do ar, são também fatores de risco.
Em estágios iniciais, a doença pode ser assintomática e com o tempo, podem surgir tosse persistente, escarro com sangue, falta de ar, rouquidão, cansaço, fraqueza e perda de peso.
O câncer de pulmão pode ser classificado em 2 principais tipos, de acordo com a classificação das células presentes no tumor. São eles:
– carcinomas de células não pequenas: este é o tipo mais comum, equivalendo a cerca de 80% dos casos, e está dividido em três subtipos: o adenocarcinoma, carcinoma de células escamosas e o carcinoma de grandes células.
– carcinomas de células pequenas: representa menos de 20% dos casos.
A detecção em estágios iniciais favorece o prognóstico do paciente, isto é, elevam as chances de cura. Para isto, são necessários exames de imagem, sejam eles realizados em casos de suspeita ou rastreio.
Na Imago dispomos de uma equipe humanizada e qualificada para te atender e ajudar na sua prevenção!