A Tomografia Computadorizada é um exame que gera imagens detalhadas do corpo humano através da emissão de raios-x, e promoveu uma verdadeira revolução da medicina desde a sua invenção e aperfeiçoamento nas décadas de 1960 e 1970. Com este exame foi possível, pela primeira vez, a identificação adequada dos órgãos internos, já que a radiologia convencional era satisfatória apenas para o tórax e a estrutura óssea. O estudo detalhado dos órgãos abdominais e encéfalo, por exemplo, só foi possível com o aparecimento da tomografia.
Este exame dura apenas alguns minutos, variando de acordo com a parte do corpo a ser analisada, e é totalmente indolor. Dependendo do protocolo de exame, é administrada uma injeção na veia de substância de contraste ou administração de contraste via oral. Se tiver alguma dúvida sobre a realização do exame, fale com técnico ou médico que acompanhará o procedimento.
Obs.: caso tenha exames anteriores é importante trazer consigo para avaliação do médico.
PREPARO
– Informar antes da realização do exame se tem alguma alergia, problema renal, suspeita de gravidez, se é diabético, sofreu algum trauma ou fratura, realizou alguma cirurgia e se comeu ou bebeu antes do exame.
– Nos casos de exames com uso de contraste o paciente é informado da necessidade de algum preparo especial, como por exemplo, jejum por algumas horas ou preparo com administração de um antialérgico.
– Após a realização do exame é possível retomar normalmente às atividades de rotina.
EXAMES
- Abdômen Superior
- Abdômen total
- Coluna Cervical
- Coluna Dorsal
- Coluna Lombar
- Crânio ou Órbitas ou Sela Turística
- Escanometria por tomografia
- Face ou Seios da Face ou ATM
- Mastóides ou Ouvidos
- Pelve ou Bacia
- Pescoço (partes moles, Faringe, Laringe, Tireóide ou Paratireóide)
- Articulações: Punhos, Ombros, Cotovelos, Joelhos, Esterno-Clavicular
- Segmento Apendicular (Braços, Pernas, Antebraços, Coxas, Mãos, pés)
- Angiotomografia
- Tórax