Novidades

Julho verde: luta contra o câncer de cabeça e pescoço

27 de Julho é o dia mundial da luta contra o câncer de cabeça e pescoço. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção, já que um terço desses casos pode ser evitado. Nesta linha, a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) criou o julho verde.

São definidos como câncer de cabeça e pescoço o grupo de tumores diagnosticados na boca, língua, faringe, laringe, esôfago, orofaringe (garganta), nasofaringe e tireoide. Os principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento da doença são tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e, atualmente, o crescente número de casos de HPV (papilomavírus humano) entre jovens brasileiros. Dados levantados pelo INCA indicam que o câncer de cabeça e pescoço representa 4%¹ do total de todos os tipos da doença no Brasil.

Dicas de prevenção do câncer de cabeça e pescoço

  • Mantenha a higiene bucal em dia;
  • Para pacientes com fatores de risco, fazer acompanhamento regular com profissional de saúde qualificado para detectar precocemente e investigar alguma lesão suspeita;
  • Abandonar o cigarro;
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Procurar manter a alimentação saudável;
  • Falar com seu médico de confiança, seja ele de qualquer especialidade, sobre a necessidade de incluir no seu check-up o ultrassom de tireoide, caso isso ainda não esteja sendo feito.
  • Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Vacinar-se contra o HPV

Se a ferida for menor que 2 cm e for diagnosticada precocemente, após uma pequena cirurgia e sem a necessidade de passar por quimioterapia, a chance de cura chega aos 90%. Por esse motivo a população deve estar atenta a qualquer sinal e visitar um médico o quanto antes. Dependendo do avanço do tumor, as chances de cura podem cair para 30% a 50%.

Prevenção e diagnóstico precoce

Os sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem variar de acordo com a localização do tumor. Os pacientes com câncer na região da cabeça, boca e face podem evoluir para lesões com sangramento, manchas brancas na boca, dor no local, sangramentos pelo nariz, dores de cabeça frequentes, dormência nos músculos da face, entre outros sintomas. Já os tipos encontrados no pescoço podem causar rouquidão, nódulos na região, mudança na voz e dificuldade para engolir. A presidente do Grupo Brasileiro de Cabeça e Pescoço (GCAP) explica que a doença é assintomática em fases iniciais, mas em casos avançados o paciente pode apresentar mudanças anatômicas evidentes que impactam negativamente no âmbito social.

A prevenção e o diagnóstico precoce são os principais aliados para o sucesso da redução de números de casos e eficácia dos tratamentos. A Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil considera que o índice de cura do câncer de cabeça e pescoço pode chegar próximo a 100%² quando identificado cedo. Ainda de acordo com a ACBG, pelo menos 60%² dos casos são descobertos quando a doença já está em estágio avançado.

Segundo levantamento do Inca, o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

Precisa de ajuda?