Fazer exames preventivos periodicamente é essencial. E, mulheres que tem o diagnóstico precoce tem cerca de 95% de chances de cura. Mulheres com histórico familiar devem começar a se prevenir a partir dos 35 anos. Caso não se enquadrem nessa categoria, a prevenção deve começar aos 40 anos.
Saiba agora 4 exames que podem ajudar no diagnóstico e rastreio do câncer:
Biópsia/Punção
Geralmente, esse exame é feito na clínica, com agulha fina e anestesia local. Seu objetivo é aspirar partículas do material que se suspeita ser um câncer, para posteriormente ser enviado a um laboratório para análise.
Esse exame costuma ser feito com auxílio de ultrassom, para evitar coletas desnecessárias de material.
Mamografia Digital
Mais indicado para a detecção precoce do câncer de mama, a mamografia digital é uma radiografia das mamas, feita com um aparelho específico, com baixíssimo nível de radiação. Nele, a mama é comprimida em uma forma de “disco”, que facilita a detecção de alterações no tecido mamário.
Após o exame, ele é analisado em computador de altíssima resolução, que mostra os dados já processados digitalmente. Dessa forma, os médicos conseguem fazer um diagnóstico mais preciso e começar o tratamento o quanto antes, o que aumenta muito as chances de cura do câncer de mama.
Ultrassonografia de mamas
Esse exame pode auxiliar o diagnóstico de câncer de mama. Por não utilizar radiação ionizante, costuma ser um ótimo complemento para a mamografia. Afinal, a mamografia não identifica nódulos pequenos em mamas grandes e densas, o que é possível com a ultrassonografia.
Ressonância magnética da mama
Exame bastante eficaz para identificação precoce do câncer de mama em homens, mulheres mais jovens e com mamas mais densas. Ela ajuda a confirmar o diagnóstico de câncer de mama para os médicos ginecologistas, bem como o tamanho do tumor e o seu desenvolvimento nas mamas.
Quanto antes o câncer de mama for detectado, mais rápido ele pode ser curado. Para isso, existem os exames de rastreio. Dentre eles, o que é mais eficaz na detecção do câncer de mama é a mamografia.
A maior parte das mulheres que morrem por câncer de mama descobrem tarde demais e, dentre elas, as de classe social mais baixa são as que mais demoram a perceber.
A maioria dos exames para detectar o câncer de mama são feitos por imagem. Por isso, quando sentir alguma alteração, procure um médico o quanto antes.