Novidades

Homens também precisam de cuidados

Não é de hoje que homens tem uma certa resistência em relação aos cuidados com a saúde, devido o machismo, na maioria dos casos. A conscientização em relação aos cuidados com a saúde do homem é necessária, visto que a população masculina é mais atingida por doenças graves e crônicas, violência e outras causas externas.

Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida.

Hábitos saudáveis e o acompanhamento preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida, porém os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas, por acharem perca de tempo e que são fortes, uma questão cultural ainda muito presente em nossa sociedade.

Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostra que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. O estudo também revela que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado.

A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis.

É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. O cuidado deve ser diário, como por exemplo, mudanças de hábitos alimentares, menos alimentos gordurosos e ultra processados são fundamentais. Evitar estes comportamentos de risco é a chave para uma vida mais longa e saudável.

E a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. Aqui na Imago fazemos o seu exame de imagem, auxiliando na descoberta ou prevenção de doenças.

Cuidar da saúde também é coisa de homem.

Precisa de ajuda?